Para utilizar este recurso, você precisa estar com o javascript do navegador ativado.
Ciência, Tecnologia e Inovação:
Construindo caminhos para novos conhecimentos

3º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica

Perguntas frequentes

 

 

1.       Podem participar do 3º SICT pessoas não vinculadas ao IFRS?

Sim. A inscrição de aluno externo ao IFRS é permitida, desde que seja participante de projeto de pesquisa e inovação desenvolvido no ano de 2013 ou em desenvolvimento no ano de 2014 e inscreva-se na modalidade de apresentação oral. O aluno deve estar regularmente matriculado em seu curso de origem e atuando em atividade de pesquisa sob a orientação de um professor/pesquisador.

 

2.       Quais participantes do 3º SICT têm direito à alimentação/hospedagem?

A hospedagem será disponibilizada aos alunos do IFRS (último bolsista beneficiário da bolsa ou estudante voluntário em projeto de pesquisa do IFRS) relacionados aos editais citados no regulamento, e ao orientador (coordenador do projeto de pesquisa) excluídos os provenientes do câmpus Bento Gonçalves. O(s) outro(s) alunos que foi/foram beneficiado(s) com a bolsa e trabalharam no projeto de pesquisa podem/poderão ser coautor(es) no trabalho científico e participar do evento mediante realização de inscrição, entretanto para esses não será fornecida alimentação/hospedagem. Alunos externos ao IFRS serão responsáveis pela sua hospedagem, alimentação e transporte.

 

3.       Haverá hospedagem e alimentação para os orientadores?

A hospedagem e uma refeição diária serão fornecidas aos orientadores do IFRS de trabalhos homologados que acompanharão os alunos, com exceção dos orientadores provenientes do câmpus Bento Gonçalves. Orientadores de alunos externos ao IFRS que participem do evento serão responsáveis pela própria hospedagem, alimentação e transporte.

 

4.       Quem será responsável pelo deslocamento para o evento?

O deslocamento até o município/local do evento para pessoas externas ao IFRS é de responsabilidade de cada participante. O deslocamento de servidor/aluno vinculado ao IFRS, devidamente inscritos no evento, será de responsabilidade de cada câmpus.

 

5.       Qual é o período de inscrições para o evento?

O período de inscrições e submissão de resumos no evento é de 14 de julho a 01 de setembro de 2014. Ressaltamos que a submissão dos resumos deve ocorrer no momento da inscrição do participante e após o envio do resumo não será permitido realizar nenhuma alteração no mesmo.

 

6.       Qual é o período de submissão de resumos?

A submissão dos resumos deve ocorrer no momento da inscrição do participante. O período de inscrições e submissão de resumos no evento é de 14 de julho a 01 de setembro de 2014. Após o envio do resumo, não será permitido realizar nenhuma alteração no mesmo.

 

7.       É possível realizar a inscrição e submeter o trabalho posteriormente?

Não.  O aluno apresentador deverá enviar seu resumo no momento da inscrição obedecendo às normas estabelecidas no Capítulo VI do regulamento. A inscrição no evento permite o envio de apenas 01 (um) resumo por participante na condição de autor principal. Após o envio do resumo, não será permitido realizar nenhuma alteração no mesmo. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por informações inconsistentes ou cadastradas incorretamente no preenchimento do Formulário de Inscrição.

 

8.       É possível alterar o resumo, uma vez enviado?

Não.  Após o envio do resumo, não será permitido realizar nenhuma alteração no mesmo. Assim, é necessário que o orientador do projeto revise o resumo antes de o aluno enviá-lo ao evento. As informações preenchidas serão avaliadas pela Comissão Científica do evento para homologação dos trabalhos. A homologação será publicada no site do evento.

 

9.       Quem deve se inscrever como primeiro autor?

O estudante, bolsista ou voluntário, relacionado aos editais citados no regulamento. Caso bolsista, deve ser o último beneficiário da bolsa. Os demais participantes do projeto podem ser coautores.

 

10.   Caso tenha havido substituição de bolsista ao longo do período de duração da bolsa, quem deve se inscrever como primeiro autor?

Nesse caso, o último beneficiário da bolsa deve ser o primeiro autor. O bolsista anterior deve ser inscrito como coautor.

 

11.   Como será realizada a retirada dos certificados?

Os certificados de participantes vinculados ao IFRS (estudantes e servidores) serão enviados à Diretoria/Coordenação de Pesquisa e Inovação de cada câmpus, sendo de responsabilidade dos participantes a retirada do documento. Os certificados de participantes externos serão enviados aos endereços informados na ficha de inscrição do evento, via correspondência comum. Os autores de trabalhos científicos/tecnológicos receberão certificados de apresentação de trabalho (oral ou pôster), após comprovação da apresentação.

 

12.   Em qual modalidade devo apresentar meu trabalho?

Os alunos do IFRS participantes de projetos de Iniciação Científica ou Tecnológica das agências de fomento externo (CNPq e FAPERGS) ou participantes da Mostra de Robótica deverão obrigatoriamente apresentar o trabalho na modalidade oral. Os demais participantes poderão optar pela apresentação do trabalho na modalidade oral ou pôster. Entretanto, caberá à Comissão Organizadora do evento a definição final da modalidade de apresentação.

 

13.   É obrigatória a utilização do modelo de pôster disponível no site?

Sim. O modelo encontra-se no site. A elaboração do pôster deve seguir as orientações constantes no regulamento.

 

14.   Quais são as dimensões do pôster?

O pôster deverá ser elaborado em tamanho 90 cm de largura e 100 cm de altura.

 

15.   Quem custeará os pôsteres?

A elaboração e impressão dos pôsteres é de responsabilidade dos inscritos no evento. Para os câmpus que possuem recursos financeiros/processo licitatório disponíveis para serviços gráficos (impressão de pôsteres), o coordenador do projeto de pesquisa poderá entrar em contato com o Diretor/Coordenador de Pesquisa e Inovação para obter maiores informações.

 

16.   Quem se responsabilizará pelos alunos menores de idade inscritos no evento?

Cada câmpus organizará as autorizações necessárias para participação do aluno menor de idade. Por ocasião do evento, os Diretores/Coordenadores de pesquisa de cada câmpus estarão responsáveis para zelar pelos alunos menores de 18 anos, assim como seus respectivos orientadores.

 

17.   Quais critérios serão utilizados para definir se os resumos serão homologados?

Os critérios para homologação dos trabalhos inscritos estão disponíveis no Anexo IV do Regulamento do 3º SICT.

 

18.   Quais itens serão avaliados na apresentação dos trabalhos?

Os critérios para avaliação dos trabalhos científicos estão disponíveis no Anexo V do Regulamento do 3º SICT.

 

19.   Como será o destaque dos trabalhos?

A Comissão de Avaliação concederá destaque aos trabalhos apresentados nas sessões orais e pôsteres do 3º SICT para cada uma das grandes Áreas do Conhecimento. Os destaques serão concedidos aos diferentes níveis de ensino: médio e superior. Também serão concedidos destaques para os trabalhos apresentados na Mostra de Robótica do IFRS, para os níveis de ensino médio e superior.

 

20.   Quais trabalhos serão avaliados para o destaque?

Todos os trabalhos apresentados nas modalidades de apresentação oral, de pôster e na Mostra de Robótica serão avaliados para concessão do destaque, conforme normas expressas no regulamento.

 

21.   Alunos que foram voluntários nos projetos de pesquisa relacionados aos editais citados no regulamento podem submeter trabalho científico na condição de primeiro autor no evento?

Sim. Os alunos que foram voluntários nos projetos de pesquisa relacionados aos editais citados no regulamento podem submeter trabalhos no evento na condição de primeiro autor.  Essa opção é válida para os projetos de pesquisa que foram submetidos aos editais citados no regulamento e que foram ou não contemplados com bolsa, porém executados. A alimentação e hospedagem serão custeados pelo IFRS, mas, para isso, o aluno deverá se inscrever na condição de voluntário e selecionar, no sistema de inscrição, os dias em que necessitará hospedagem.

A possibilidade de o voluntário se inscrever e submeter trabalho não invalida a obrigação do bolsista em apresentar no evento, salvo os que, por motivo justificado, não puderem comparecer ao evento. Nesse sentido, a publicação do voluntário deverá ser uma publicação extra àquela do bolsista.

 

22.   O que fazer caso o bolsista esteja impedido por força maior de participar do evento?

Nos casos em que por motivo justificado o bolsista não puder comparecer ao evento, deverá ser realizada a justificativa formal, com preenchimento do formulário disponível no Regulamento (Anexo I). As justificativas de ausência serão relatadas às agências de fomento externo (CNPq e FAPERGS) e às Diretorias/Coordenações de Pesquisa e Inovação dos câmpus, que coordenam as bolsas institucionais BICET e BICTES.

 

23.   Em quais situações o orientador (coordenador do projeto de pesquisa) pode submeter trabalho ao evento e ser o primeiro autor?

O orientador pode apresentar trabalho como primeiro autor somente na impossibilidade de o último bolsista beneficiário da bolsa, relacionado aos editais citados no regulamento, estar presente no evento pelos motivos:

1. Já estar formado ou não estar mais na instituição.

2. Estar em estágio, não estar na região e não irá submeter trabalho.

Nesses casos, o orientador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora do evento (via e-mail [email protected], anexando a justificativa de ausência do bolsista e registrando sua participação como apresentador). A submissão do resumo deve ser feita pelo bolsista. Caso não seja possível, solicitar orientações à Comissão Organizadora.

 

24.   O bolsista que já se formou e não está mais vinculado à instituição tem obrigação de submeter trabalho e participar do evento?

Não. Se o aluno bolsista, relacionado aos editais citados no regulamento, não tiver mais vínculo com a instituição não há necessidade de inscrição, submissão e participação no evento. Entretanto, se tiver interesse em se inscrever e submeter trabalho ao evento deverá entrar em contato com seu orientador (coordenador do projeto de pesquisa) para elaborar o resumo, bem como organizar-se para a participação no evento. A alimentação/hospedagem será custeada pelo IFRS, desde que tenha sido o último beneficiário da bolsa.

 

25.   O último bolsista beneficiário da bolsa está realizando intercâmbio em outro país, no Programa Ciência sem Fronteiras, por exemplo. O que fazer?

Nesse caso, o bolsista participará no próximo evento de iniciação científica e tecnológica da instituição, em 2015.

 

26.   O último bolsista beneficiário da bolsa não está na instituição, por motivo de intercâmbio (estágio), mas tem interesse em submeter trabalho científico no evento. É possível?

Sim. O aluno bolsista elabora o trabalho científico, inscreve-se no evento, submete o resumo e o orientador apresenta o trabalho. O aluno bolsista, entretanto, não deve marcar presença nos dias indicados no sistema de inscrição.

 

27.   O projeto foi contemplado com duas bolsas e, portanto, há dois bolsistas. É possível submeter apenas um trabalho?

Sim. Nesse caso, o bolsista primeiro autor submete o trabalho e o bolsista coautor se inscreve na modalidade coautor do trabalho e menciona o título do trabalho na inscrição, mas não submete o trabalho.

 

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-000 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: [email protected] | Telefone: (54) 3449-3300 Ramal: 358